24ª semana de gestação
A tua Gravidez: 24ª semana de gravidez
Nesta altura do campeonato, a realidade de ter um bebé bateu à porta; talvez pelo fato de não conseguires ver os teus pés!. Certifica-te de falares como te estás sentindo com as pessoas mais chegadas e importantes para ti - amigas, pais, irmãos, médico, cabeleireira, a pessoa sentada ao teu lado no autocarro ... Ah, fala com toda a gente! Manifestar as tuas dúvidas sobre "ser mãe" vai ajudar-te a acostumares-te com a ideia.
O teu corpo
Crescimento de pêlos durante a gravidez é outro sintoma maluco e inesperado. E podes estar te perguntando quem é que está pondo Rogaine (Tratamento de Recrescimento Capilar) no teu champô! Tudo isso se deve ao acréscimo de hormônios no teu corpo. Infelizmente, o crescimento de pêlos não é limitado à cabeça. Podes começar a notar um cabelo (ou 47...) em alguns lugares diferentes, como bochechas, costas, barriga, buço e no queixo. Quiça algum metido a engraçadinho venha a chamar-te de mulher barbuda.
A boa notícia é que utilizar pinça, cera quente, depilador e eletrólise é aceite como seguro durante a gestação. A má notícia? Todos os métodos podem doer muito, como hum ... depilação com cera. Então, fica à vontade para ignorar os pêlos extras, o teu obstetra não vai julgar-te mal.
O útero encontra-se agora entre 3 a 5 centímetros acima do umbigo. Deve ser um pouco estranho ver que o umbigo está começando a aparecer demais... Não te preocupes, ele voltará ao seu estado normal logo após o parto.
O teu bebé
O teu bebé não está apenas sentado (sobre a bexiga) sem fazer nada, ele está a trabalhar intensamente, preparando-se para a vida fora do útero, aprimorando os pulmões e ganhando uns quilinhos. Ele vai ganhar cerca de 200 gramas só nesta semana.
Outros destaques:
- A situação está começando a ficar um pouco apertada no interior do útero, conforme o bebé cresce, e vai crescendo mais e mais. As tuas costelas, mamã, provavelmente não estão como nos bons e velhos tempos, quando elas não tinham um pé permanentemente entre elas. Detesto ter que te dizer isto, mas vai piorar antes de melhorar;
- As orelhas do teu bebé estão completamente funcionais agora. Poderás notar que ruídos fortes e movimentos bruscos podem assustar o pequeno. Ele está acostumando-se com os sons do quotidiano no interior do útero: o som do teu coração batendo, os teus pulmões inalando e exalando ar, o ronco do teu estômago, porque o teu marido prometeu que traria aquele hambúrger duplo e até agora nada! Falando em ronco, o danadinho já é capaz de ouvir o ronco do pai dele, rs;
- O bebé ouve praticamente tudo e reconhece a voz da mamã em diferentes tons. Pois é. Ele ainda está na barriga, mas já está por dentro de tudo o que se passa. Se souber o sexo, é bom escolher já o nome do bebé e conversar com ele chamando-o pelo nome;
- O bebé tem uma orelha interna agora plenamente desenvolvida. Isso significa o seu senso de equilíbrio está funcionando e ele sabe se está pendurado de cabeça para baixo ou de pé;
- Nesta fase de gestação, o pequeno já está bastante vivo, esperto, inquieto... Consegue dar cambalhotas dentro da barriga e dar chutes e socos fortes.
A tua vida
Também podes começar a notar um aperto no teu útero ou no abdômen, conhecido como contrações de Braxton ou Braxton Hicks. Não deves ficar preocupada com essas contrações, pois elas são normais nesta fase da gestação. Elas acontecem devido ao teu útero estar se exercitando e se preparando para as contrações verdadeiras de trabalho de parto.
Dia após dia podes sentir mais dificuldades para dormir devido a incomodações tais como ansiedade, azia, micção frequente, cãibras e desconforto. Mas, tendo o repouso adequado e seguindo as recomendações que o teu médico te receitou, certamente sentir-te-ás melhor.
Medo do parto: Não há dúvidas que as tuas espectativas para o dia do parto estejam aumentando. Se vais ser mãe pela primeira vez, provavelmente, já deves ter pensado sobre o parto ser doloroso ou não. Não te preocupes com isto, pois o teu médico pode ensinar-te alguns exercícios de respiração e de relaxamento que te irão auxilar a encarar o parto de uma forma mais tranquila. Além disso, também existem cursos preparatórios para o parto que ensinam as futuras mamãs a se prepararem para o momento. Portanto, se achares necessário, faz o curso. Certamente ficarás muito mais tranquila em relação ao dia P.
O que estás a pensar...
"O que posso fazer para acabar com essas malditas cãibras?"
Faz bem comer...
Aproveita a fase para comer pão de grão com levedo de cerveja e linhaça. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo, e é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre os dois ômegas é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. As células de levedura de cerveja são uma fonte de alto teor protéico; porém, ao contrário das fontes de proteína animal, têm a vantagem de possuir outros tipos de gordura.
É bom saber...
Nascimento Prematuro:
Caso o teu bebê nasça durante esta semana ou até a semana 26 da sua gestação, infelizmente haverá a chance dele não sobreviver. Agora, caso ele nasça após a semana 26, a possibilidade dele sobreviver será bem maior, chegando ficar entre 80 a 90 por cento. Vale ressaltar que os fatores que determinam a possibilidade de sobrevivência do bebé são vários.
Futuro papá
Tire muitas fotos da tua esposa. Mesmo que ela não goste, irá curtir mais tarde, quando ficar com saudades daquela "barriguinha". Pede para ela fazer uma pose tipo Demi Moore em Vanity Fair!