30ª semana de gestação

12-12-2011 10:00

A tua Gravidez: 30ª semana de gravidez

Caso ainda não saibas, é tempo para te informares sobre todo o procedimento e o que deve fazer durante o parto. Podes pensar em pular esta parte, como pensamento "O que eu não sei não pode me magoar", mas é bom teres a noção: o que não sabes doerá mesmo assim! Então, é melhor agir.

Ter aulas de parto é comparável às do Ensino Regular, e estar preparada para as provas é tão importante quanto preparares-te para o parto, principalmente por poder ser comparado, muitas vezes, a uma "prova surpresa".

O teu corpo

Por mais que estejas aproveitando para ganhar peso como um lutador de sumo e estares inchada da cabeça aos pés (brincadeira!), há razões para se prestar muita atenção tanto a uma quanto a outro. Pré-eclâmpsia, ou toxemia, é uma grave condição e potencialmente fatal, ocorrida em uma pequena percentagem de gravidezes. É extremamente importante que as mulheres reconheçam os sinais e entrem em contato com o médico, imediatamente, se um ou mais dos sintomas estão presentes.

Embora a pré-eclâmpsia seja potencialmente muito perigosa, quando devidamente tratada, pode ser administrada. Eis alguns sinais de pré-eclâmpsia: extremo inchaço, dores de cabeça e/ou súbito aumento de peso. Na sua nomeação, o médico manterá o olho na tua pressão sanguínea, o que também pode ser um sintoma. Ainda vale a pena ficares superatenta aos teus sintomas; todavia, não deverias perder o sono preocupada com a doença. Apenas concentra-te em tomar cuidado de ti mesma e do bebé.

Outro efeito colateral da gestação, e arrasador, mas significativamente menos grave, é a hemorroida. Não fiques envergonhada! Inchaço dos vasos sanguíneos "lá embaixo" é comum durante a gravidez. Para tentares evitar, as grávidas devem tomar algumas providências: ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. Banho de banheira por 10 minutos com água morna, várias vezes ao dia, pode ajudar, e é importante também evitar a prisão de ventre. Para alcançar esse objetivo, deve-se adotar uma dieta rica em fibras e beber bastante água durante o dia, ou seja, no mínimo 2 litros. A boa notícia é que as hemorroidas surgidas na gravidez geralmente não são graves e tendem a desaparecer ou regredir, depois do parto. Então, estarás ainda mais tranquila para curtir o teu bebézinho.

O teu bebé

Grandes notícias para o cérebro do bebé esta semana: A cabeça dele está crescendo, e o crescimento e desenvolvimento cerebral está bastante acelerado neste período. Praticamente todos os bebés já reagem à sons até a trigésima semana. Outros destaques desta semana:

  • O bebé está rodeado de cerca de 700 mililitros de líquido amniótico, mas esse volume diminuirá à medida que ele cresce e preenche o útero. O bebé consegue agora distinguir entre a luminosidade e a escuridão e pode  até mesmo acompanhar uma fonte de luz;
  • Depois de nascer, o teu bebé manterá os olhos fechados uma grande parte do dia. Quando os abrir, reagirá a alterações de luz, mas não conseguirá ver nada a mais de alguns centímetros de distância. Como estarás com ele o máximo possível no colo, essa será a posição perfeita para que o bebé consiga ver-te;
  • As unhas estão finalmente prontas, provocando aos seus pais grande temor e angústia na primeira vez que terão que cortá-las, ficará mais fácil com o tempo, nós prometemos! Em adição, a medula óssea está trabalhando a pleno vapor na produção dos glóbulos vermelhos. Confiem em nós, essa é uma boa nova;
  • O teu bebé também está preparando-se para ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Na tua próxima consulta, se o teu médico fizer uma ultra-sonografia, ele dizer-te-á em qual posição o bebé está. Caso o teu bebé esteja na posição pélvica (de cabeça para cima com os pés para baixo), não deverás preocupar-te, pois ainda haverá 10 semanas para ele mudar de posição;
  • O teu bebé não ganhou muito peso ou altura, esta semana, pois a maior parte da energia tem sido canalizada para o cérebro.

A tua vida

Caso planeies voltar ao trabalho após dar à luz, ou mesmo depois da licença-maternidade, eis o momento de investigar diferentes opções de cuidados para crianças: creche, ama, avó, tia. Pode parecer um pouco cedo para pensar sobre isso agora, mas algumas creches altamente desejáveis podem ter listas de espera, além de se demorar várias semanas para encontrar a ama correta.

Confere os teus benefícios na empresa em que trabalhas; algumas têm creche no local, e outras, subsidiam uma próxima ao local de trabalho, de modo que não tenhas que pagar preço integral. Essa é uma decisão difícil para muitas famílias: como balancear as realidades financeiras e profissionais com as necessidades pessoais da tua família?

Todas as decisões são tarefas pesadas, e o que pode funcionar para uma nova mãe pode não dar certo para outra. Como todas as grandes decisões da vida são melhor decididas durante as refeições, por que não partilhar um mega sundae com o teu marido para discutir sobre o assunto? Um chantili extra, provavelmente, ajudará a tomar uma decisão sentata, rs.

O que estás a pensar...

"Só mais dez semanas e eu poderei dormir deitada novamente!"

Faz bem comer...

Procura ingerir aspargo, em forma de salada ou em conserva. Eis um alimento muito nutritivo que contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), betacaroteno (pró-vitamina A), além dos minerais cálcio, ferro e fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerígena.

É bom saber...

A necessidade nutricional do bebé durante o terceiro trimestre é altíssima. Mantêm os olhos bem abertos à tua alimentação e não desistas, nem te canses, de comer alimentos saudáveis e ricos em proteínas, principalmente agora. Vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio - aproximadamente 200 mg de cálcio é depositado no esqueleto do bebé, a cada dia - formam a tua lista de prioridades. Neste período, o esqueleto do bebé modifica-se, seus ossos tornam-se mais duros; e cérebro, músculos e pulmões alcançam a maturidade.

Futuro papá

Caso ainda não saibas o sexo do bebé, os teus parentes podem estar a fazer vários testes e desenvolvendo inúmeras teorias para advinhar. Algumas dessas são muito engraçadas; por exemplo: se o pai é o mais nervoso, uma menina está a caminho; se ele é o mais calmo, então é menino; se o pai faz muitos projetos no lar, é menino; se ele não faz nada, é menina; se o pai ganha peso junto a mãe, é menino; se perde peso é menina.

E aí, papá? O que se está a passar contigo?