32ª semana de gestação
A tua Gravidez: 32ª semana de gravidez
Até agora, estavas a ir ao teu médico mais ou menos uma vez por mês. Agora, aproximadamente, começarás a visitá-lo a cada duas semanas, até ao último mês, quando o verás uma vez por semana. Não estamos sugerindo que tenhas aquela memória de mamã ainda ... mas não te esqueças de anotar todas as perguntas que querias perguntar sobre o parto. As coisas estão a andar rapidamente. Vais querer ficar o mais informada possível.O teu corpo
É algo surreal assistir um pequeno pé circular em toda a tua barriga (e algo desconfortável começar a receber cotoveladas por um pequeno cotovelo na calada da noite). Agora que o teu bebé está equipado, grande e móvel, receberás chutos e cutucadas nos lugares mais inesperados. Uuuuufff! Sentis-te essa nas costelas?
Se estiveres a sentir solavancos repentinos, então provavelmente o teu bebé tem soluços. Ou ele pode estar a praticar cobrança de faltas ou penaltis. Mudar de posição, dar uma caminhada ou beber um copo d'água ou de sumo ás vezes podem fazer um bebé muito activo se acalmar por um tempo. Também podes tentar dizer ao bebé que se ele te mandar um pontapé mais uma vez que vais entrar lá dentro e darás um cartão vermelho para ele. OK, isso não vai ajudar a aliviar o desconforto, mas mentalmente vai fazer-te sentir como se ainda estivesses no controle.
Também podes ter a certeza que de facto dentro de algumas semanas o teu David Beckham ficará sem espaço para praticar os seus pontapés. Noutras palavras, ele vai ficar muito apertado lá dentro, para afastar o seu pé para trás 10 ou 15 centímetros para te dar um rápido pontapé nas costelas.
O teu bebé
Embora o teu bebé ainda permaneça activo, o seus dias de praticar para tentar entrar no Cirque du Soleil estão quase a terminar. Por volta desta altura, o teu bebé vai-se acomodar de cabeça para baixo em preparação para o nascimento. Outros factos fascinantes:
Ambos, tu e o bebé ganhando bastante peso neste momento. Provavelmente ganharás quase meio quilo por semana, durante as próximas semanas, e metade desse volume estará indo para o bebé. Ele provavelmente vai duplicar o seu peso nas próximas oito semanas.
Já te perguntas-te o que teu bebé está a fazer aí por estes dias? Ele está ocupado piscando, olhando em volta, pegando coisas, fazendo caras, praticando a sua respiração, fazendo xixi e ouvindo tudo ao seu redor, exatamente o que ele vai fazer em relação aos três primeiros meses de sua vida, sem a platéia adorável e os flashes das câmaras.
A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento. O feto começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico. As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o feto pode se arranhar. Os cabelos continuam a crescer.
Até o final desta semana, o teu bebé irá pesar cerca de 1820 gramas e medir cerca de 43 centímetros de comprimento, isso é aproximadamente a altura daquele teu lindo par de botas.
A tua vida
Como todas as compras para o quartinho do bebé, podes ter-te esquecido de outro importante espaço que necessita de compras: o banheiro. Não me refiro áquele kit de banho da Natura, mas sim a uma caixa de medicamentos essenciais (talvez prefiras colocar noutro lugar). Fazer um pequeno stock de analgésicos, um termómetro, creme para assaduras, uma fralda e um sugador de ranho, podem poupar-lhe uma procura por uma drogaria 24h às 2 da manhã.
Não te esqueças que daqui a algumas semanas um pequeno ser também usufruirá do carro e também precisas de segurança. A cadeirinha de carro é um dos equipamentos mais importantes, pois o bebé irá usá-la logo que sair da maternidade. Podes ter a certeza que o bebé estará mais protegido na cadeirinha do que nos teus braços.
Falando em segurança...
A tua barriga está grande e redonda e ao usar o carro, o cinto de segurança é extremamente desconfortável, não é? Lembra-te que o cinto é um equipamento para a tua segurança e obrigatório. Para melhor acomodação, o cinto deve ser de três pontos e usa-o na altura dos quadris, abaixo da barriga. Ajusta-o para não te magoar.
O que estás a pensar...
"Certamente o meu bebé será jogador de futebol!"
Faz bem comer...
Para melhorar a azia, comuns no início e final da gravidez, é importante evitar café preto em jejum, chá preto e mate, evitar frutas ácidas e vinagre dar preferência para chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, chá de frutas, bebidas alcoólicas, excesso de açúcar, doces e gorduras, temperos picantes - como pimenta do reino e molho inglês - dar preferência para alho, cebola, cheiro verde, orégano, manjericão e coentro, evitar deitar logo após as refeições e fracionar a dieta, comendo devagar e mastigando bem os alimentos. Um copo de água-de-coco gelada geralmente é indicado para aliviar o enjôo e a azia durante a gravidez.
Beba bastante líquido e coma boa quantidade de fibras, para aliviar a constipação.
É bom saber...
Licença Maternidade. A empregada gestante tem direito á licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário.
Procedimentos:
- PERÍODO DE PERCEPÇÃO: O salário-maternidade é devido à segurada da previdência social, durante cento e vinte dias, com início vinte e oito dias antes e término noventa e um dias depois do parto, podendo ser prorrogado.
- VALOR: O salário-maternidade para a segurada empregada consiste numa renda mensal igual à sua remuneração integral.
- NOTIFICAÇÃO AO EMPREGADOR: A empregada deve, mediante atestado médico, notificar o seu empregador da data do início do afastamento do emprego, que poderá ocorrer entre o 28o dia antes do parto e a ocorrência deste.
-
PARTO ANTECIPADO: Em caso de parto antecipado, a mulher terá direito aos 120 dias previstos na Lei.
GARANTIAS Á EMPREGADA GESTANTE: É garantido à empregada, durante a gravidez, sem prejuízo do salário e demais direitos:- I – transferência de função, quando as condições de saúde o exigirem, assegurada a retomada da função anteriormente exercida, logo após o retorno ao trabalho;
- II – dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares.
- INÍCIO DE AFASTAMENTO: O início do afastamento do trabalho da segurada empregada será determinado com base em atestado médico ou certidão de nascimento do filho.
Futuro papá
Parte do papel de pai é, sempre que possível, o acompanhamento de todas as consultas e exames da mãe, bem como a frequência de cursos de preparação para o nascimento. Estes ajudam no esclarecimento de dúvidas, na adaptação à nova situação e no ensino da preparação para o nascimento propriamente dito. O grande dia está aproximando-se, tenta não marcar nenhum compromisso para os dias em que ela tiver consultas e aulas pré-natal.